
Para decidir sobre o colchão mais adequado, você deve levar em consideração diferentes fatores. Dois dos mais importantes são as medidas dos colchões e o seu componente principal, que definem os tipos de colchão. Contudo, se você vive com uma pessoa que está passando por um intenso processo de transformação do corpo, típico da puberdade, o que fazer? Siga com a gente para entender como selecionar um colchão para adolescentes.
Colchões devem proporcionar conforto, uma essa sensação individual, vivenciada a partir de uma integração harmônica entre nossa percepção multissensorial, cognitiva e o alinhamento entre expectativas e a experiência vivida. Podemos tomar como exemplo a diferença de percepção entre duas pessoas de pesos muito diferentes. Alguém muito leve tende a se sentir mais confortável em um colchão bastante macio, como um super plush, enquanto alguém mais pesado se sentirá mais confortável em um mais firme.
Tanto que no nosso teste “Encontre seu colchão ideal”, as três primeiras perguntas nos ajudam a descobrir a firmeza adequada para cada realidade. Perguntamos:
- Se o colchão é para criança, adulto ou casal
- Qual o peso de quem vai dormir no colchão
- Qual a altura de quem vai dormir no colchão
Os níveis de conforto dos colchões estão diretamente relacionados à altura e peso da pessoa, duas dimensões que se modificam bastante na puberdade. Escolher adequadamente um colchão para adolescentes deve tomar esses dois fatores como prioridade.
As mudanças físicas provocadas pela puberdade
Provavelmente você já ouviu falar que adolescentes vivem a “época do estirão”. A expressão não é usada à toa; “estirão puberal” é o termo que as Ciências da Saúde usam para caracterizar as alterações que ocorrem na adolescência.
A adolescência é um período de crescimento intenso. Nesta fase, adquire-se 20% do peso e 50% da estatura final do adulto. A massa óssea aumenta em 45%, sendo que ocorre importante remodelamento ósseo. Ao final da adolescência, alcançaremos 99% do tamanho que teremos ao longo de praticamente todo o resto da nossa vida – por isso que o sono na infância é tão importante, uma vez que, ao dormir, liberamos o hormônio do crescimento.

No Brasil, adolescentes de 17 anos do sexo masculino medem, em média, 1,74m. Já as meninas, 1,61m. Considerando que essa altura já é muito próxima da que eles terão até o final da vida, o colchão para adolescentes será também utilizado no início da fase adulta.
Colchão para adolescentes: como escolher
Conforme já dissemos, a altura e o peso de quem vai dormir sobre o colchão são duas variáveis fundamentais na hora de escolher o modelo mais adequado. Outra variável, determinante, é a quantidade de pessoas que irão usar o colchão diariamente.
Independente se de solteiro ou casal, existem no mercado diferentes medidas dos colchões que atenderão adolescentes de variadas alturas. Na Simmons há opções de 1,88m e 2,03m de comprimento.
Contudo vale lembrar que, em determinadas dimensões de colchões, a largura e comprimento influenciam na altura, por questões de segurança. Dado o molejo que o próprio colchão provoca em resposta aos movimentos naturais durante o sono, não é seguro que os muito pequenos sejam muito altos. Exatamente por isso que colchões com muitos componentes não são recomendados para crianças, uma vez que eles aumentam a altura do colchão. Dado que crianças são leves, é fundamental que o colchão seja baixo.
Se o adolescente já alcançou uma altura próxima à da sua fase adulta e já ultrapassou os 40kg, ele já pode dormir em um colchão mais alto, inclusive de molas. Conforme dissemos, a massa óssea na puberdade aumenta 45%. Se você acompanha nosso blog e leu o texto com orientações para escolher qual o melhor colchão para a sua coluna, vai se lembrar que nos pontos de apoio de duas regiões do corpo com baixa concentração de gordura e alta densidade óssea – ombros e quadril -, o colchão se deforma mais. Sendo assim, para evitar dores nas costas, o colchão para adolescentes deve ter a capacidade de se ajustar a um corpo mais pesado e com mais massa óssea.
A melhor forma de escolher o mais adequado à realidade da sua filha ou filho é por meio do teste “Encontre seu colchão ideal”. A partir das respostas, mapearemos os modelos que melhor atendem e entraremos em contato.

De posse dessas informações você poderá levar sua filha ou filho a uma das lojas Simmons e experimentar alternativas com diferentes níveis de conforto e opções de molejo, sejam as molas Beautyrest® ou Posturest®. Assim você terá mais segurança para escolher o colchão perfeito para a sua eterna criança – que já tem praticamente o corpo de um adulto!